emitir nota fiscal
Comércio, Financeiro

A obrigatoriedade da emissão de nota fiscal pelas empresas

Às vezes, ficamos tão ocupados ou preocupados com coisas importantes que tendemos a ignorar as pequenas que são mais importantes. Por exemplo, estacionar em uma área proibida, deixar de jogar o lixo na lixeira ou simplesmente esquecer de pedir sua nota fiscal que o levou a se contentar com um produto que não é tão satisfatório.

Por que esses pequenos pedaços de papel com tinta que pode ser apagada em uma semana são tão valiosos para os consumidores? Os recibos são comprovativos de compras. Ele contém informações importantes, como o nome do estabelecimento e detalhes de contato, produtos ou serviços pedidos, preço individual do produto e o valor total pago. É extremamente importante, tanto para os consumidores quanto para a empresa que vendeu o produto ou serviço.

Quando você faz algum tipo de compra no comércio, emitir nota fiscal é muito importante, não só para você mas também para o estabelecimento que fez a venda do produto. Vamos mostrar para você no decorrer desse artigo, a importância de pedir a sua nota fiscal e os benefícios que ela pode trazer para ambas as partes.

A importância para os consumidores

Em primeiro lugar, é a única prova da sua compra. Se você não estiver satisfeito com seu produto, digamos, uma calça que não caiba bem na pessoa que você acabou de dar, você pode usar o recibo para mudar o item para o tamanho desejado ou pode realizar a troca para outro tipo de roupa. Alguns estabelecimentos têm um número limitado de dias nos quais você pode devolver o item, e alguns não têm nenhuma restrição. Apenas certifique-se de devolver o item em boas condições.

emitir nota fiscal

Em seguida, você pode usá-lo para fins de garantia. Se você usou o produto por um mês antes de apresentar um problema, basta mostrar o recibo e aproveitar os serviços de reparo gratuitos ou trocar as peças quebradas que estão incluídas na política de garantia.

Terceiro, pode ser usado para monitorar suas despesas. É importante saber para onde vai seu dinheiro, para que você possa controlar seus gastos. A maioria dos recibos de papel hoje em dia tem tintas que são facilmente apagadas, por isso é importante sempre manter uma cópia imediatamente. Você pode fotocopiá-lo ou manter uma cópia eletrônica usando um scanner de recibo.

Para estar sempre dentro da lei

Uma das coisas que garante o registro de um estabelecimento comercial é a emissão de nota fiscal. Para garantir que as empresas estão declarando o valor correto da receita e pagando o valor correto dos impostos, elas são obrigadas a apresentar um balanço com todas as suas receitas e o consumidor tem o direito de sempre solicitar a sua nota fiscal.

Portanto, da próxima vez que você for fazer uma manicure ou pedir um bolo, exija sempre a sua nota fiscal, e se o estabelecimento negar um, você sempre pode denunciá-lo às autoridades.

Prova de transação

Quando você faz qualquer transação ou compra, sua nota fiscal e fatura são a única forma de comprovar isso. É uma prova que mostra a conclusão de um registro contábil e de uma compra realizada. Sem uma nota fiscal, sua transação para registros contábeis é inválida.

Pode acontecer algum problema no sistema da empresa que você realizou a compra, e a empresa querer te cobrar novamente pelo produto que você já pagou, com a sua nota fiscal você pode provar que o produto que você comprou já foi pago.

Hoje em dia a empresa que não faz a emissão de nota fiscal para o consumidor está sujeita a denúncias e multas, acarretando em até um possível fechamento do estabelecimento ou empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *