arruela
Financeiro

A manutenção das máquinas industriais são caras para as empresas?

A manutenção de uma máquina é o meio pelo qual os ativos mecânicos de uma instalação são mantidos em funcionamento. A manutenção do maquinário envolve a manutenção regular do equipamento, verificações de rotina, trabalhos de reparo e substituição de peças gastas ou não funcionais. As máquinas a serem mantidas incluem equipamentos industriais pesados ​​e máquinas manuais simples.

A manutenção do maquinário é frequentemente tratada de forma reativa (por exemplo, após uma pane), embora também possa ser feita de forma proativa, como na  manutenção preventiva. A manutenção preventiva mantém os ativos em bom estado de conservação por meio de serviço programado regularmente; a manutenção preditiva depende do monitoramento do equipamento para detectar problemas antes que eles resultem em uma pane.

Realizar a manutenção no maquinário da sua indústria é muito importante, mesmo que seja apenas uma arruela em uma máquina, é importante realizar o reparo, isso porque não realizando a manutenção preventiva, esse problema pode ser agravado e os valores a serem pagos posteriormente serão muito maiores.

Exemplo de manutenção de uma máquina 

A fabricação de peças automotivas usa muitas máquinas automatizadas para fazer peças automotivas de aço. Por exemplo, os processos de fabricação de peças de carroceria usam prensas de estampagem, máquinas de solda e sistemas de transporte para converter aço em portas de veículos 3D, chassis e peças de motor.

Cada uma dessas máquinas precisa ser perfeitamente calibrada para desempenhar sua função precisamente no momento certo. Se uma máquina não realizar sua tarefa corretamente, ela pode facilmente interromper todo o processo de fabricação. Como tal, uma única falha do sistema resultará em tempo de inatividade caro, pois o problema é detectado e corrigido.

arruela

Uma vez que um breve tempo de inatividade pode resultar em perdas significativas devido à produtividade interrompida, a manutenção de rotina é realizada regularmente para garantir que cada ativo funcione conforme necessário. A manutenção preventiva também ajuda os fabricantes de peças automotivas, resolvendo problemas potenciais antes que resultem em uma avaria cara para consertar.

6 indústrias que utilizam manutenção de máquinas

Qualquer indústria que dependa de equipamentos pesados ​​utiliza manutenção de máquinas. Alguns exemplos notáveis ​​incluem o seguinte:

Fabricação de produtos plásticos

Moldes de injeção, máquinas de extrusão, máquinas de moldagem por sopro, granuladores de plástico, máquinas formadoras de vácuo, prensas de acabamento e outros equipamentos de moldagem de plástico requerem manutenção regular.

Fabricação automotiva

Os fabricantes de peças automotivas e os processos de montagem de veículos automotores usam uma ampla variedade de equipamentos automatizados. Soldadores robóticos, sistemas de transporte, quadro e grampos de alavanca, cilindros de pino de injeção e garras pneumáticas frequentemente requerem manutenção.

Refinarias

A manutenção das máquinas é realizada em fornos, caldeiras, trocadores de calor, tanques, reatores, compressores e bombas.

Produção de alimentos

Sistemas transportadores, fogões, fornos, fritadeiras, máquinas de enchimento, bombas, equipamentos de decoração e outras máquinas são parte integrante da produção industrial de alimentos, assim como várias formas de equipamentos de armazenamento e embalagem.

Siderúrgicas

As usinas siderúrgicas mantêm altos-fornos, fornos elétricos a arcos, lingotadores, bobinas, tornos, rolos e outros tipos de equipamentos pesados.

Produção de vestuário

A indústria do vestuário faz uso de uma ampla variedade de máquinas de costura, cortadores eletrônicos, máquinas de tricô e máquinas de prensagem.

De uma maneira resumida, realizar a manutenção das máquinas industriais é de suma importância não só da continuidade da produção, mas também da segurança das pessoas que trabalham na máquina e na empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *