Tecnologia

O que é necessário para montar um PC do zero?

Hardwares e periféricos são fundamentais para um PC de primeira.

Quem quer comprar um novo PC em 2021 precisa ler este texto até o fim! Aqui, vamos trazer dicas para quem deseja montar um desktop básico ou um setup para jogos

Este é um miniguia básico para te ajudar a escolher o computador perfeito. Então, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento sobre o assunto, saberá escolher as peças e montar um PC que atenda às suas necessidades. Confira as nossas dicas abaixo.

Processador potente 

Todo ano, as duas principais marcas de processadores lançam novas famílias e versões de seus produtos. É importante ficar ligado nesses lançamentos, principalmente, se você deseja montar um PC gamer. 

Se esse for o caso, básico recomendado é um processador Intel Core i5 ou da linha AMD Rayzen com, pelo menos, quatro núcleos. É importante garantir um processador mais potente para não ter dificuldades em rodar jogos e programas mais pesados. 

Placa-mãe 

A placa-mãe é a peça que interliga todos os demais hardwares do PC, sendo um item crucial na montagem do computador. A dica é comprar uma placa com suporte para 16 GB de memória RAM no mínimo. Assim, você não terá dificuldades para aumentar a capacidade de armazenamento do seu PC no futuro. 

Outro ponto importante é considerar a quantidade e o tipo de entradas USBs disponíveis. Isso será importante porque você pode querer plugar vários aparelhos simultaneamente, então é importante ficar de olho nesse ponto. 

Memória RAM

Atualmente, o mínimo recomendado é uma memória RAM de 4 GB. Para rodar jogos mais pesados, além de programas de edição de vídeo e imagem, o ideal é que você tenha 8 ou 16 GB de armazenamento, já que esses softwares puxam bastante memória RAM durante o uso. 

HD e SSD

O HD será responsável por armazenar os arquivos do seu PC, então o mínimo de espaço recomendado nessa peça é 1 TB. Outra dica é comprar um SSD de 120 ou 240 GB para deixar o computador mais rápido, principalmente se a intenção for usá-lo para trabalhos gráficos ou jogos. 

Placa de vídeo 

A placa de vídeo é um item muito importante do computador, principalmente para quem quer montar um PC gamer ou editar fotos e vídeos. Quem pretende montar um desktop para uso básico pode comprar placas de vídeos mais baratas, que costumam vir integradas ao processador. 

Se você precisar de uma placa de vídeo potente, o ideal é que ela tenha entre 2 GB ou 4 GB, pelo menos. Outra boa dica é pesquisar bastante, pedindo recomendações com um bom desempenho para rodar os programas e os jogos que você usará no dia a dia. 

Fonte de alimentação 

Não compre fontes de alimentação genéricas! Gaste um pouco mais de dinheiro e adquira fontes originais e de qualidade. Mesmo sendo mais caros, os produtos originais têm uma qualidade muito superior e ajudam a manter a boa performance do seu PC. Além disso, fontes baratas costumam queimar com grande facilidade. 

Monitor 

O monitor é um item primordial na montagem do PC. A dica é comprá-lo em LCD ou LED de, pelo menos, 15 polegadas, com resolução HD ou superior. Se você quer qualidade gráfica nas imagens, outra dica é adquirir um modelo que possua a tecnologia IPS. 

Gabinete e outros periféricos 

O gabinete é uma peça muito importante para o seu PC. Então, a dica é escolher um modelo que seja resistente e possa acomodar as peças escolhidas com tranquilidade. Também é importante considerar a compra de um bom mouse e um bom teclado para que você se sinta confortável ao usar o computador. 

Além disso, garantir uma boa caixa de som ou um sistema de subwoofer pode ser uma boa. Considere o uso de gravadores de CD e DVD, assim como leitores de cartão de memória, por exemplo. 

Com essas dicas, você poderá montar um PC bem bacana. Pesquise bastante, peça referências a amigos e defina as configurações que você precisa antes de ir às lojas. Assim, você pode identificar qual é o PC que atende às suas necessidades e se encaixa no seu orçamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *