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4 dicas para um planejamento de Tráfego Pago

O crescimento é algo que todo empreendedor deseja para o seu negócio. Para isso, apostar em estratégias de tráfego para iniciantes pode ser uma maneira de aumentar a popularidade da marca, graças à publicidade paga.

O que é tráfego pago?

Tráfego pago se refere ao número de visitantes que chegam ao site ou página de uma loja a partir de anúncios publicitários que podem ser elaborados em plataformas específicas, como redes sociais ou banners nos buscadores. 

Para que isso seja possível, as empresas podem investir capital na criação de anúncios e outras estratégias patrocinadas para aumentar a visibilidade e ter um bom tráfego pago, o que pode acarretar no aumento das vendas.

Uma ferramenta muito interessante para o tráfego pago é o Google Ads. Contudo, nesse momento, os iniciantes podem pensar em como anunciar no Google Ads?

Com um funcionamento simples e intuitivo, para patrocinar por meio da plataforma basta criar uma conta e começar a elaboração dos anúncios. Um ponto positivo desta ferramenta é a diversidade de formatos oferecidos para desenvolver as propagandas.

Diferenças entre tráfego pago e orgânico

Existem duas maneiras diferentes de gerar tráfego que podem ajudar no sucesso dos negócios.

O tráfego orgânico é feito de modo espontâneo, ou seja, quando pessoas recomendam um site para amigos e conhecidos enviando links, ou mesmo quando acabam encontrando por meio de pesquisas ou destaques nas redes.

Já o tráfego pago ocorre com a criação de anúncios que direcionam os visitantes para as páginas na web, com um simples clique que o usuário faz.

Por que investir em tráfego pago nos negócios?

Alguns empreendedores acreditam que só com o tráfego orgânico é o suficiente. No entanto, tanto o tráfego pago quanto o orgânico precisam ser vistos como ações complementares e para diferentes objetivos finais.

Considerando que o foco do Marketing Digital é o desenvolvimento de diferentes ações que podem ser colocadas em prática em conjunto para melhorar o desempenho do negócio e fortalecer a marca.

Com o tráfego pago, as empresas podem:

  • Conseguir visibilidade rapidamente;
  • Melhorar a reputação no Google;
  • Ampliar as taxas de conversão;
  • Divulgar ações específicas;
  • Segmentar de forma apurada.

Estes são apenas alguns dos diversos benefícios que os empreendedores podem obter ao fazer investimentos em tráfego pago.

Como funciona o tráfego pago?

As estratégias para tráfego pago visam ajudar as empresas a aumentarem o número de clientes e, consequentemente, as vendas. 

Em geral, os principais passos para criar uma campanha são: 

  • Escolha do objetivo da campanha;
  • Definição de público-alvo e do orçamento;
  • Desenvolvimento dos anúncios;
  • Análise dos resultados.

Estes são detalhes importantes e devem estar presentes no planejamento e em todo o percurso da criação das campanhas, pois possibilitam uma melhor mensuração e resultados no tráfego pago.

Com relação à forma de cobrança e investimento necessário no processo de criação do planejamento, é importante decidir a forma de precificação dos anúncios pagos. As mais utilizadas para tráfego pago são:

CPC (Custo por Clique)

Na opção CPC o pagamento para a plataforma utilizada é feito conforme os usuários clicam nos anúncios e é mais indicado para quem deseja aumentar as taxas de conversão e já tem um valor definido para investir.

CPM (Custo por Visualizações)

Esta modalidade é indicada para os iniciantes e pode ajudar muito a fortalecer a visibilidade do negócio.

O pagamento é feito em formato de leilão e não necessariamente está ligada ao número de visualizações.

A plataforma mostra o maior número de vezes possível o anúncio nas redes sociais e sites, assim as pessoas podem ver conforme são exibidos, direcionando um maior volume por custos mais flexíveis.

Deste modo, entender as formas de precificação é importante para fazer a melhor escolha para ter bons resultados com os anúncios pagos.

Como gerar tráfego pago de excelência

Ao definir os objetivos e conhecendo bem a sua empresa (e clientes), é possível criar anúncios de qualidade. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo são:

  1. Desenvolva vários anúncios

Criar vários anúncios é o modo de atender ao público-alvo de diferentes formas. 

Para ter campanhas diferenciadas, os empreendedores podem utilizar plataformas que oferecem diferentes formatos, como o Instagram Ads.

  1. Aposte em mensagens simples e bem objetivas

O anúncio não deve gerar dúvidas a respeito do produto ou serviço, ou seja, deve atender às expectativas dos consumidores, mostrando que a sua empresa tem as melhores soluções – seguindo também os objetivos da marca.

Para justificar a existência dos anúncios, os empreendedores devem entender o que os consumidores pensam e os seus desejos de consumo. 

Deste modo, é possível utilizar os gatilhos mentais adequados para chamar atenção.

  1. Crie campanhas de remarketing

Estas campanhas são focadas em trazer pessoas que já fizeram algum contato com a marca, retomando o contato ou redirecionando para a compra. Exemplo disso são usuários que já acessaram o site ou fizeram cadastro de newsletter.

Investir em anúncios para estas pessoas é uma forma de deixá-las mais próximas da conversão por meio de diferenciais e benefícios mais claros.

  1. Utilize diferentes ferramentas

Entender como funciona o Facebook Ads, por exemplo, é importante para conseguir um bom desempenho. Porém, criar anúncios não é a única estratégia de tráfego pago. 

Os profissionais podem apostar em e-mail marketing e landing pages, que são maneiras de captar leads (potenciais clientes).

Plataformas que permitem automatizar algumas estratégias de marketing, por exemplo, são outras formas de conseguir vender e ter excelentes resultados com o tráfego pago.

Sendo assim, os investimentos em tráfego pago são uma excelente maneira de fortalecer a marca, ganhar mais clientes, melhorar o faturamento e ser referência no mercado com um direcionamento mais claro nas campanhas, atingindo as pessoas mais propensas a adquirir o produto/serviço.

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