Comércio, Textil

Como lavar, passar e guardar roupa social

Aprenda a cuidar das suas roupas sociais com as dicas deste artigo

As roupas sociais, geralmente, são peças usadas em ocasiões especiais, como uma festa, um casamento e até mesmo para o trabalho. Isso significa que é fundamental que elas estejam sempre bem cuidadas, guardadas e passadas. Por isso, o processo de lavar roupa, secar e armazenar é tão importante. 

As pessoas que não souberem cuidar corretamente dessas vestimentas podem estragar o tecido, danificando-o, ou até enfrentar dificuldades na hora de passar a peça com o ferro e guardá-las sem amassar. 

Neste conteúdo, apresentamos algumas dicas que podem ajudar a manter suas roupas em boa qualidade e prontas para você vestir. Acompanhe! 

Dicas de como lavar, passar e guardar roupa social

Como as roupas sociais são peças relacionadas à elegância e à formalidade, vesti-las amassadas, por exemplo, pode afetar a sua aparência, dando uma sensação de mal vestido(a) ou deselegante. 

Sendo assim, com os cuidados certos, é possível contornar quaisquer problemas que interfiram no seu visual. 

Antes de iniciar o processo de lavar, passar e guardar sua roupa social é essencial conferir as recomendações da etiqueta da sua camisa ou da sua calça. Isso porque cada tecido exige um tipo de cuidado. Depois, siga as dicas a seguir! 

Lavagem 

A lavagem de uma roupa social é um dos pontos cruciais para a conservação da sua vestimenta. Tanto os homens quanto as mulheres que usam camisas e calças mais formais devem ter muito cuidado nessa etapa.  

Normalmente, essa roupa exige uma lavagem mais delicada. Para isso, siga o passo a passo: 

  • Se sua roupa social apresenta muitos detalhes, lave à mão; 
  • Antes de colocar suas roupas na máquina, não esqueça de separá-las por cor e não misturar com as roupas brancas; 
  • Selecione a lavagem delicada da sua máquina de lavar; 
  • Caso sua roupa apresente manchas, remova todas antes de lavar suas roupas sociais; 
  • Sempre utilize água fria na lavagem; 
  • Dê preferência para o sabão neutro, pois ele não agride o tecido. 

Secagem 

Após tirar sua roupa social lavada e cheirosa da máquina, coloque-a para secar em um cabide. Isso evita marcas de prendedores ou do varal. Neste momento, não esqueça da sugestão de verificar as indicações da equipe da sua peça. 

Uma dica interessante para o processo de secagem é não colocar camisas de linho, algodão e viscose em secadoras. Isso pode encolher a roupa, afetando sua disposição no corpo. Também evite colocar a camisa ou as calças sociais para secar em contato direto com o sol forte, pois pode desbotar a cor. 

Passagem de roupa social

Depois da secagem, é hora de passar sua roupa social. Como já relatamos, dependendo do tecido da sua roupa, não é recomendado colocar em secadoras. 

Além disso, siga as recomendações relacionadas à passagem que estão na etiqueta. Afinal, o tipo de tecido é fundamental para o modo de passar e manusear sua roupa. A partir disso, é possível evitar danos em sua roupa social. 

Vale ter em mente que a passagem correta da sua vestimenta ajuda a preservar a vida útil dela. 

Confira algumas dicas de como passar uma camisa social com ferro: 

  • Ligue o aparelho e deixe esquentar; 
  • Abra sua camisa na mesa de passar e passe o meio da gola. Sempre pressione a ponta do ferro nas bordas da gola para garantir que não fique amassada; 
  • Se estiver difícil, borrife um pouco de água antes da passagem;
  • Passe os punhos da camisa social e entre os botões;
  • Depois passe as partes mais fáceis do tecido. 

Armazenamento 

Por último, temos os métodos de guardar suas roupas sociais no armário. O mais importante é evitar armazená-las dobradas, pois pode amassar e criar vincos nas camisas. 

O modo mais fácil e simples é colocá-las no cabide logo após a passagem com o ferro. Desse modo, suas peças permanecem em boa qualidade e alinhadas, evitando qualquer problema na hora em que você precisar vesti-las. 

Agora que você conhece várias dicas de como lavar, passar e guardar suas roupas sociais, aplique-as para preservá-las e facilitar seu dia a dia. Assim, quando você precisar colocar uma peça social, não precisará se preocupar com o estado da roupa e a aparência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *