Textil

Veja algumas collabs da Nike com marcas e famosos

Parceiras de sucesso entre a marca esportiva com atletas e famosos acontecem desde a década de 1980. Confira!

Tênis exclusivos, limitados e que podem ser vistos até como investimento ou artigo de luxo. Sem falar nos modelos criados especialmente para um artista — que tem seus fãs como público consumidor. O mercado de calçados é um dos que mais conta com parcerias com famosos e atletas. 

A Nike, por exemplo, conta com parcerias diversas de muito sucesso, que ajudam a vender mais ou criar um hype em cima de um modelo específico, posicionando os produtos da marca na categoria de luxo. 

Um exemplo disso é a parceria da Nike com Michael Jordan, que gerou o Nike Air Jordan. Considerado um dos modelos mais famosos da marca e revolucionários no mercado. 

Acompanhe mais sobre as parcerias da Nike com famosos e outras marcas e entenda o potencial desse mercado. 

Parcerias de sucesso entre Nike e famosos

As parcerias entre a marca e os famosos traz pontos positivos para todas as partes: as vendas são incentivadas pelos ídolos, a marca recebe destaque e o famoso consegue mais visibilidade e diversifica seus ganhos. Sendo assim, motivos não faltam para firmar essa parceria. 

Além disso, um dos focos da Nike é patrocinar e realizar parcerias com atletas do mundo todo, incentivando o esporte em diferentes países. Vale ressaltar que recentemente uma atleta brasileira entrou para o hall de parceiros da marca. 

Veja algumas dessas parcerias de sucesso a seguir.

Nike + Michael Jordan

A maior parceria de sucesso da Nike com um atleta, neste caso, o maior jogador de basquete do mundo. O acordo aconteceu em 1984 e impulsionou a venda de tênis da Nike na época, além de ter revolucionado o mercado entre as marcas e os famosos.

Até hoje, o Nike Air Jordan é um dos modelos mais populares da marca, com muitas versões feitas dentro da coleção (mais de 34), sendo algumas consideradas de luxo e exclusivas. Dependendo do lançamento, a venda é feita apenas para um grupo de clientes seletos. No primeiro ano do Nike Air, a parceria rendeu cerca de U$ 3 bilhões. 

Nike + Kevin Durant

Outra aposta com um atleta de basquete que chamou atenção. Kevin Durant começou sua carreira de sucesso quando foi nomeado Calouro do Ano, na temporada de 2007-2008 do NBA. Até hoje é considerado um dos principais atletas da modalidade. 

A primeira coleção com a Nike aconteceu em 2015 e hoje sua linha conta com diferentes modelos, também com números exclusivos e comemorativos. Os tênis fazem referência ao basquete e foi utilizado por muitos outros atletas de times patrocinados pela marca. 

Nike + Raissa Leal

A parceria com atletas, com certeza, é a mais comum para a Nike. Afinal, seu posicionamento é de uma empresa do ramo esportivo, mesmo que tenham modelos que não atendam esse objetivo (como o próprio Nike Air Jordan). 

E o Brasil não ficou de fora disso! Raissa Leal, atleta de skate de apenas 13 anos, fechou parceria com a Nike para um linha jovem, colorida e moderna. A “fadinha do skate” ajudou na produção criativa da linha, focada em um público mais novo, assim como ela. 

Nike + Drake 

Indo para o mundo da música, a parceria com o rapper Drake também trouxe bons resultados para a Nike, tanto em divulgação quanto no lado financeiro. Tudo começou em 2020, quando o rapper colaborou com a criação da linha Nocta, com o modelo Nike Hot Step Air Terra, um tênis branco (marca registrada do outfit do cantor) com detalhes em couro e dourado.

Além de ter a própria linha, o rapper já colaborou com a criação de modelos Nike Air Jordan, trazendo um visual mais rapper e moderno aos modelos. Ou seja, a parceria entre o cantor e a marca é de longa data e parece ser positiva para ambos. 

Nike + Billie Eilish

Billie Eilish, cantora de pop rock alternativo de apenas 20 anos, também fez uma parceria com a Nike em 2021. O intuito era fazer uma releitura de modelos clássicos, para trazer jovialidade e atitude — além de atrair os fãs da cantora. 

Para isso, foram criadas duas novas versões: uma do Air Jordan 15 em tom gelo e outra do Air Jordan 1KO em verde neon que brilha no escuro, cor registrada do início da carreira da cantora. 

Nike +  Swarovski

Uma das parcerias mais recentes é com a marca de cristais Swarovski. Com o lançamento do tênis Nike Air Force 1, um modelo clássico, agora com aplicação de cristais. Sendo assim, o acordo consolida a Nike como uma das empresas a entrar no mercado de luxo. 

O valor do tênis pode variar entre US$ 900 a US$ 1.640 e já chamou muitos interessados às lojas desde que foi lançado nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *